quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Recursos Terapêuticos


Cinesioterapia

A cinesioterapia é uam ferramenta essencial ao fisioterapeuta para recuperar e melhorar a capacidade músculo-esquelética do paciente. Por meio de Exercícios que podem ser realizados pelo fisioterapêuta, pelo paciente, ou ambos, o profissional é capaz de tratar diversas patologias ortopédicas sem a necessidade de recurso material específico, de alto custo financeiro. É possível adquirir amplitude de movimento, força e função, com a ausência de sintomas pela cinesioterapia.



Barra de Apoio Espaldar fixo, também conhecido como barra de Ling.

O Espaldar (ou Barra de Ling) é um equipamento que serve de suporte para diversos exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, especialmente dos músculos da coluna vertebral, amplitude de movimento, força e flexibilidade. Além disso é usado para fixar exercitadores elásticos (tubo ou em faixas) e também auxilia na reabilitação motora com acompanhamento e orientação de um fisioterapeuta.





Escada de canto com rampa adulto e infantil com regulagem de altura do corrimão.

A escada de canto é utilizada para treino de marcha (caminhada) em pacientes de todas as idades, pois possui regulagem de altura do corrimão. Além disso, pode ser usado em pacientes idosos, pois dispõe de tecido anti-derrapante (em azul) em toda superfície de contato com os pés, promovendo estabilidade e segurança.




Tábua ortopédica para quadríceps.
Tábua ortopédica em madeira com cinta.

Utilizado para reabilitação motora de membros inferiores, para ganho de força muscular, flexibilidade e amplitude de movimento.



Tábua de Equilíbrio para propriocepção

 Propriocepção é o termo que descreve a percepção do próprio corpo e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo, e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular.









Além da cinesioterapia há outros recursos terapêuticos utilizados como: 

Termoterapia

Vários distúrbios ortopédicos podem ser tratados com o uso do calor ou do frio. Com a escolha adequada do tratamento para cada patologia o fisioterapeuta será capaz de utilizar essas técnicas de tratamento de larga eficiência terapêutica.


Eletroterapia

As patologias ortopédicas que podem ser beneficiadas pela eletroterapia são inúmeras, dentre elas pode-se citar as bursites e tendinites (ultra-som), a cervicalgia e as lombalgias (TENS), a hipotrofia muscular (FES) etc.

Hidroterapia

 A hidroterapia oferece ao fisioterapeuta a possibilidade de tratar as patologias ortopédicas que necessitam de diminuição de carga, de impacto em um ambiente mais seguro do que fora da piscina. Além disso a água aquecida promove relaxamento dos tecidos. As patologias que podem ser tratadas com a hidroterapia são: pós-operatório recente de meniscetomia e reconstruções ligamentares do joelho, lombalgias, hérnias de disco, etc.













Nenhum comentário:

Postar um comentário